top of page

Aula Prática

  • leticia2606dornelas
  • 8 de jun. de 2016
  • 2 min de leitura


Olá pessoal,essa aula prática foi bem rapidinha, ao chegarmos no quarto da paciente M, a que atendemos semana passada, ela nos informou que receberia alta hoje. Ficamos felizes por ela, e com um apertinho no coração, pois ela tinha sido a primeira paciente que identificamos uma intervenção pontual da T.O, e já estávamos planejando nossos próximos encontros.


M.se encontrava alegre,com o humor humor elevado e com expectativas para alta. Sua filha tinha retirado a sonda gástrica, estava conseguindo pegar o peito, tendo ganho de peso . Sua situação trabalhista já estava sendo acompanhada pela assistência social. Ou seja, já estava tudo encaminhado para sua alta. Estava ansiosa para voltar para sua rotina.


Havíamos pensando em propor que ela confeccionasse um scrapbook, contando a sua historia de gestação, relando dês o momento que ela soube que estava grávida até agora. Com o objetivo que ela expressasse seus aspectos emocionais de cada momento vivenciado. Relatamos a ela a nossa proposta, e ela gostou muito, que iria confeccionar e depois mostrar para nós o resultado. Finalizamos o atendimento com a paciente elencando os momentos que ela colocaria no scrapbook.


Foi um atendimento muito importante para a minha formação, pois eu pude analisar o quanto a nossa intervenção é importante na vida dessas mulheres, e o quanto nos podemos modificar este contexto, trazendo a elas momentos de satisfação e alegria.


ANÁLISE DA ATIVIDADE


- Recurso: Scrapbook.

- Atividade: caderno para relatar sobre sua história.

- Objetivo: Fortalecer os aspectos emocionais do paciente durante o período de internação, minimizar a ansiedade e a ociosidade, estabelecer papel intra e extra-hospitalar.

- Estratégia: A paciente irá relatar o que esta vivendo dentro do ambiente hospitalar, contando a sua própria história através da colagem. Essas figuras terão que ter caras com expressões (por exemplo, de tristeza, alegria, medo, saudade etc.).

- Materiais: tesouras, revistas, canetinhas, lápis de cor, folhas brancas e cola.

- Higienização: A tesoura cola, lápis de cor e canetinhas podem ser higienizados com álcool e água e sabão. Revistas, jornais e o papel não podem ser higienizados, então, precisaria levar pequenas quantidades para evitar o máximo de desperdício dos materiais, pois esses materiais que não podem ser higienizados ou ficam com o paciente ou vão para o lixo, por se tratar de ambiente hospitalar.

- Ambiente: em um ambiente confortável e agradável para que paciente expressem seus sentimentos, terem maior mobilidade para confeccionar a atividade.

- Faixa etária: é recomendável para qualquer faixa etária

- Duração: O tempo da realização da atividade é indefinível, a paciente ira realizar na hora que ela se sentir à vontade para relatar a sua rotina e seus sentimentos.

- Aspectos afetivos ou psíquicos que podem ser analisados durante a realização da atividade: Reconhecimento do meio, equilíbrio, alta estima ou baixa estima, autocontrole, capacidade de suportar frustrações ou fracasso, relação familiar, relação social, sentimento de menos-valia ou mais-valia, noção de perigo ou risco, comportamento ou adequação, estrutura psíquica, medos e anseios, vontades predominantes, motivos de Felicidade e tristeza, sentimento saudosista.


 
 
 

コメント


Posts Destacados
Posts Recentes
Procure por Tags
  • Google+ Black Round
  • Facebook Black Round
  • Twitter Black Round
bottom of page